Coringão Últimas Notícias



Salvador da pátria, parte 2
Fonte: Gazeta Esportiva

Em janeiro de 1998, Wanderley Luxemburgo chegou ao Corinthians como salvador da pátria. Afinal, ele encontrou um time que havia escapado do rebaixamento no ano anterior apenas na penúltima rodada.

Agora, três anos depois, o Corinthians atravessa uma nova crise e vê em Luxemburgo o homem que pode levar o Timão novamente ao caminho das vitórias. Na sua primeira passagem pelo Parque São Jorge, Luxemburgo demorou para implementar sua filosofia de trabalho. Mas, apesar da má campanha no Torneio Rio-São Paulo daquele ano, quando o time perdeu duas vezes para o Palmeiras, o ex-treinador teve o respaldo da diretoria e conseguiu montar a base da equipe que conquistou dois títulos nacionais, um título paulista e o Campeonato Mundial da Fifa.

A situação do Corinthians em 2001 é ainda mais difícil do que a de 98. Para o treinador, dirigir novamente o alvinegro é a oportunidade ideal de pôr um fim ao inferno astral em que ele próprio se envolveu. Resta saber se, dessa vez, ele terá o tempo necessário que Vadão, Candinho e Dario Pereyra não tiveram no comando técnico do Corinthians.

Empolgação - O meia Ricardinho não tem dúvidas: "é o início da reviravolta do Corinthians". O jogador demonstra confiança no trabalho de Wanderley Luxemburgo e espera que sob as ordens do novo treinador o clube do Parque São Jorge supere a crise que não foi embora com o fim do ano passado. Por indicação do ex-treinador da Seleção Brasileira, Ricardinho foi contratado pelo Timão, em 1998. "A vida pessoal dele não vai influenciar o trabalho no Corinthians porque ele é muito competente. Ele tem tudo para fazer sucesso novamente", afirmou o jogador.

Apesar de ter sido contratado pelo treinador que deixou o Timão no último domingo, o goleiro Gléguer demonstrou satisfação ao saber da vinda de Luxemburgo. "A cobrança não vai aumentar com a chegada de Luxemburgo. Mas nosso ânimo vai ser maior porque ele é um grande treinador", disse. Marcelinho Carioca concorda que é preciso motivação para ajudar o Corinthians a superar a crise, mas o Pé de Anjo demonstrou ontem que ainda possui alguns problemas com o novo treinador corintiano. "O tempo apaga tudo e o Corinthians é maior do que qualquer coisa", disse o jogador, afastado por Luxemburgo em 98.

Retorno - Não é apenas Luxemburgo que está voltando ao Corinthians. A diretoria do clube deve anunciar nos próximos dias o retorno do volante colombiano Rincón. O jogador deixou o Corinthians no início do ano passado por problemas com o então diretor de futebol Carlos Nujud.